24.2 C
Amambai
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Japorã-722 mil serão investidos em nova escola na Porto Lindo

2012-01-19 14:15:00

O Prefeito Rubens Freire Marinho de Japorã informou nesta semana que até o final de fevereiro deverá estar sendo iniciadas as obras da construção de mai uma escola na Aldeia Porto Lindo. De acordo com o prefeito os investimentos fazem parte de uma ação que está sendo executada desde 2011 com o intuito de garantir 2,6 milhões de investimentos nos anos de 2011 e 2012 no setor educacional do município com a implantação de uma infraestrutura de qualidade seguindo o definido no plano de metas apresentado ao Ministério da Educação.

O Diretor de Convênios de Japorã, Walter Silva, informou que no inicio do mês será publicado o edital de licitação para contratação de empresa parra construção da unidade. “Vamos construir uma escola nos padrões do FNDE na comunidade indígena Porto Lindo com investimentos da ordem de 722 mil, já empenhados e depositados na conta do município, através de um convênio entre o Fundo Nacional de Educação/Ministério da Educação e Prefeitura de Japorã. A escola terá capacidade para atender cerca de 500 alunos do ensino fundamental na Aldeia Porto Lindo”, disse Walter.

Ainda de acordo com o Diretor de Convênios de Japorã, está sendo aguardado data para definição do processo de licitação que será publicado no inicio de fevereiro “A construção desta unidade escolar na Porto Lindo é uma conquista muito importante e no ano de 2010 lancei o desafio ao Departamento de Convênios para que obtivesse a conquista de recursos para que pudéssemos investir em uma unidade eficiente, com infraestrutura funcional e moderna. A atuação da prefeitura de Japorã foi fundamental nesta conquista que também recebeu o apoio do deputado federal Antonio Carlos Biffi”, disse Rubão.

INFRAESTRUTURA
A escola padrão denominada de Espaço Educativo de a ser construída terá área total de 785,54 m² distribuído em três blocos da seguinte forma: 4 Salas de Aulas com capacidade mínima de 36 alunos cada, uma Sala Laboratório para Informática e uma Sala de Leitura, todas referente ao bloco Pedagógico. No bloco Administrativo estará a Secretaria Geral, Diretoria, Sala de Professores, Almoxarifado e Arquivo além de sanitários administrativo. No bloco de Serviços está a Cozinha, Despensa, Área de Serviço, Vestiário, Sala de Material de Limpeza e Sanitários Masculino e Feminino.

Além disso, o projeto possui o Recreio Coberto destinado à parte de recreação da unidade escolar. O Diretor de Convênios de Japorã, Walter J Silva comentou que a localidade onde será edificada a nova escola fica nas proximidades da região conhecida como do “Senhor Alexandre”, denominação dada à localidade onde reside o ex-capitão indígena Alexandre, de família antiga da Porto Lindo. “Fizemos uma ampla justificativa da escolha daquela localidade e o FNDE acatou nossos argumentos, além disso, o prefeito Rubão havia nos informado no inicio do processo que sempre recebeu das famílias daquela região a vontade em terem uma unidade de serviços públicos próxima a elas, o que acabou acontecendo agora”, disse Walter ao comentar ainda que até o final do ano estará sendo entregue para a comunidade de Japorã uma unidade de Educação Infantil para 120 crianças e somando-se a isso em dois anos a prefeitura de Japorã terá investido 1,3 milhão em infraestrutura de novas unidades escolares.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete